Graça preveniente
O que é graça preveniente?
Autoria:
Timothy C. Tennent
Anteriormente
nós aprendemos que é parte da natureza de Deus o desejo de revelar-se a nós.
Deus não está meramente interessado em nos dar regras pelas quais nós devemos
viver. Ele quer que nós o conheçamos e entremos numa relação de aliança com ele
através de Jesus Cristo. Esta natureza auto-revelatória de Deus aparece de
muitas maneiras, incluindo na criação, em nossas consciências, na Escritura e
finalmente em Jesus Cristo.
É
importante entender que a salvação nunca começa com algo que nós fazemos, mas
sempre como uma resposta a algo que Deus fez. Pensar que a salvação começa com
nosso arrependimento de nossos pecados e convite para que Jesus entre em nossos
corações não é a forma que as Escrituras entendem todo o processo de salvação.
Antes, a salvação sempre começa com uma ação anterior de Deus. Ele age, e nós
respondemos ou resistimos. Ela sempre segue esse padrão.
Uma
abordagem de todas as maneiras que Deus nos prepara para receber o evangelho é
usar o termo “graça preveniente (precedente)”. A graça preveniente diz respeito
a todos esses actos da graça em nossas vidas que antecedem a nossa conversão.
Sabemos que tal graça existe porque Jesus disse que “ninguém pode vir a mim,
se o Pai que me enviou o não trouxer” (Jo 6.44). Há uma “atração” ou
“preparação” que precede nossa efectiva conversão.
A
outra razão que sabemos que a graça de Deus deve preceder nossa decisão de
seguir a Cristo é que as Escrituras nos ensinam que estamos mortos em nossos
delitos e pecados à parte de Cristo (Ef 2.1). As Escrituras não ensinam que
estamos meramente doentes ou que o nosso progresso espiritual geral é lento,
mas que estamos espiritualmente mortos. (Esta é uma outra grande característica
distintiva do Cristianismo.) Isto significa que somos incapazes de nos ajudar
ou de nos salvar sem uma acção prévia de Deus.
Muitos
cristãos creem na doutrina da depravação total. Isso significa que os seres
humanos estão mortos em seus pecados e não podem fazer nada para ajudar ou
melhorar seu estado espiritual diante de Deus. Entretanto, é também um ponto de
vista cristão crer no livre arbítrio. Isto significa que afirmamos que Deus
quer que agimos e tomamos decisões a seu favor. Este é o problema: Como uma
pessoa espiritualmente morta pode agir ou decidir dar suas vidas a Cristo? A
Bíblia está repleta de prescrições para agir – as pessoas são chamadas a se
arrepender, crer, vir, decidir e assim por diante. A resposta é a doutrina da
graça preveniente. Esta é a ponte entre a depravação humana e o livre exercício
da vontade humana. A graça preveniente é um acto soberano de Deus pelo qual ele
suspende a raça humana de sua depravação e nos concede a capacidade de
respondermos à graça de Deus. Ela é um ato de Deus de favor imerecido. É a luz
de Deus “que ilumina a todo o homem” (Jo 1.9, ACF), que nos levanta e permite
que exercemos nossa vontade e respondemos à graça de Cristo.
Deus
toma a iniciativa para criar uma capacidade universal para a raça humana para
receber sua graça. Muitos, obviamente,
ainda resistem a sua vontade e persistem em rebelião contra Deus. A doutrina da
graça preveniente protege a igreja de visões que argumentam que não há nenhuma
natureza pecaminosa. Ela também protege a igreja de visões que argumentam que
Jesus morreu somente por aqueles que foram eleitos desde toda a criação para
ser seguidores de Cristo.
A graça
preveniente preserva tanto a depravação da raça humana quando nossa confiança
que Jesus morreu por cada pessoa que já viveu ou irá viver. De fato, a graça
preveniente tecnicamente não afirma o livre arbítrio no sentido que todos
podemos decidir seguir a Cristo sempre que quisermos, porque isto pressiona a
salvação demais para a ideia que ela depende de nossa iniciativa. Pelo
contrário, o que é algumas vezes chamado de “livre arbítrio” é na verdade
“arbítrio liberto,” uma vontade escravizada que foi libertada por um acto
imerecido da graça de Deus. Ela não é, obviamente, livre em todo aspecto
possível, visto que todos ainda somos influenciados de muitas maneiras pelos
efeitos da Queda; mas agora temos uma capacidade restaurada que possibilitou
que nosso coração, mente e vontade respondessem à graça de Deus.
Leitura
das Escrituras: Isaías 55.1, João 1.9, João 6.44, João 12.32, João 16.8-11, Actos
14.17, Actos 16.13-15, Romanos 2.4, 1 Timóteo 2.4-6, Tito 2.11.
Fonte: http://seedbed.com/feed/prevenient-preceding-grace-30-questions/
Tradução: Paulo Cesar Antunes
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